terça-feira, 5 de junho de 2012

O VII SENALE está chegando

Olá galera,

Fiquei pensando qual seria o tema do primeiro post deste blog novo em folha, depois de muito pensar cheguei a conclusão que nada melhor do que a divulgação de um evento que eu acredito que será maravilhoso. 

Estou falando do VII Seminário Nacional Sobre Linguagem e Ensino (VII SENALE) que será realizado entre os dias 3 e 5 de outubro na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Participei da última edição do evento e recomendo! Se você se interessa pela área da Comunicação Social, Letras e/ou Educação vale a pena dar uma olhada na apresentação do evento e fazer sua inscrição até o dia 05/08. Confira os detalhes:


APRESENTAÇÃO

(fonte: Senale) 
O VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino de Línguas (VII SENALE), cujo tema é “Ensino e linguagem: novas desafios”, será realizado de 3 a 5 outubro de 2012, numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas. 


A proposta é dar continuidade ao trabalho que tem norteado historicamente a sua realização, qual seja o de proporcionar, além da maior interação possível entre professores dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores de instituições universitárias, uma reflexão sobre problemas ligados ao ensino de língua materna e de língua estrangeira. 


Sua direção é essencialmente pragmática, propondo-se a criar condições para o debate sobre a intervenção das diferentes teorias lingüísticas no processo ensino-aprendizagem de línguas, enfrentando, nesta nova edição, os novos desafios decorrentes das mudanças operadas pela contemporaneidade na língua(gem). Confrontar os avanços científicos e tecnológicos com a realidade da sala de aula poderá servir para inovar, mas também para relativizar posições e concepções acerca da viabilidade e aplicabilidade desses conhecimentos para o desenvolvimento das aulas de língua materna e de línguas estrangeiras. 

As estratégias previstas na organização do evento prevêem o entrecruzamento da produção científica com as práticas pedagógicas e deverão se constituir numa intervenção benéfica no campo das práticas de ensino de línguas, seja propondo novas formas, questionando-as ou comparando-as com as já estabelecidas. 

Para isso, propõe-se uma programação que contemple a dimensão pragmática das atuais e principais concepções lingüísticas, suas possibilidades e limites de aplicação no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem de línguas. Haverá palestras, mesas-redondas, conferências, comunicações (individuais e coordenadas) e minicursos a serem desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições universitárias do país. 

Modalidades de apresentação 

São as seguintes as modalidades previstas para a apresentação das propostas, que deverão ser feitas online no site do evento a ser divulgado em breve: 


  1. Comunicações individuais
  2. Simpósios


Normas para a elaboração e submissão das propostas 

As comunicações individuais e simpósios deverão respeitar os eixos temáticos propostos, devendo os autores indicar no texto do resumo a qual eixo sua comunicação se destina. 


  • Comunicação Individual: resumo, de no máximo 300 palavras, cerca de 24 linhas, , nome e sobrenome do comunicador por extenso e à esquerda, seguido da instituição entre parênteses, três palavras-chave;
  • Simpósios: o nome do coordenador, instituição, título e resumo da temática e títulos e resumos de cada trabalho, num máximo de 5, paraum turno, e de 10, para 2. Somente poderão propor Simpósios doutores ou doutorandos. Podem ter mais de um coordenador, desde que de instituições diferentes. Os resumos deverão seguir as normas para comunicação individual.

Linhas temáticas 

Aquisição de linguagem, variação e ensino: um balanço
Ensino e novos perfis dos professores: propostas
Dialogismo, gêneros e ensino: perspectivas
Discurso, enunciação e ensino: rumos
Gênero social, linguagens e ensino: um panorama
Linguagem, cognição e ensino: novos espaços
Linguagem, semiótica e ensino: interfaces
Linguagens e letramentos: questões
Tecnologias e ensino: novas perspectivas
Variação linguística, identidades e ensino: reflexões

Prazos 

No interesse dos proponentes, para que tenham tempo de encaminhar solicitações de auxílio, os resumos das comunicações, submetidos até 30 de maio, serão respondidos até 30 de junho, através de informe eletrônico. O último prazo para envio das propostas é 05 de agosto, com o compromisso da Comissão Científica em dar uma resposta até 05 de setembro. A aceitação do trabalho, neste último caso, dependerá não só do mérito da proposta, mas também das limitações de espaço e tempo disponíveis na grade da programação. 

Publicação 

Haverá duas formas de publicação dos trabalhos: em CD-ROM e em livro. No CD-ROM, todos os trabalhos entregues durante o Seminário serão publicados integralmente, sem revisão pelos editores, mas com indexação automática (incluindo palavras do texto, nome dos autores, tabelas, gráficos, figuras, etc.). Para o livro, haverá uma seleção dos trabalhos, que serão avaliados por especialistas da área a serem convidados pela Comissão Científica do evento e posteriormente revisados, editados e publicados. Os trabalhos deverão seguir as normas da ABNT e ser entregues no dia da apresentação em cópia impressa e em disquete. 

Investimento 

Pesquisadores e Professores
Até 05/09/2012 
R$ 100,00
Após 
05/09/2012 
R$ 130,00
Alunos de Pós-Graduação 
Até 05/09/2012 
R$ 80,00
Após 
05/09/2012 
R$ 100,00 
Alunos de Graduação 
Até 05/09/2012 
R$ 50,00
Após 
05/09/2012 
R$ 70,00
Professores Municipais e Estaduais
Até 05/09/2012 
R$ 50,00
Após 
05/09/2012 
R$ 70,00 
Demais interessados
Até 
05/09/2012 
R$ 130,00
Após 
05/09/2012 
R$ 150,00 


Endereço para contato
Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua Félix da Cunha, 425
CEP: 96010-000
Telefone: (53) 21288242
E-mail: senale@ucpel.tche.br

COMISSÃO ORGANIZADORA
Adail Sobral
Aracy Ernst (presidente)
Vilson Leffa

COMISSÃO CIENTÍFICA 

Adriana Fischer
Andréia Rauber
Carmen Matzenauer
Eliane Campello
Fabiane Marroni
Hilário Bohn
Márcia Zimmer
Raquel Recuero

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