quinta-feira, 26 de junho de 2014

2 em 1: Edição Fresquinha da BJR e chamada para SBPJor 2014


Para felicidade geral dos pesquisadores, jornalistas e dos autores (leia-se: eu, a mais feliz) ;) saiu a nova edição da BJR (Brazilian Journalism Research)! \o/\o/\o/  Visando os "Estudos e discursos do jornalismo" a revista conseguiu reunir pesquisadores da Argentina, Bélgica, Brasil, França e Portugal. 

Pra quem quiser dar uma espiada basta clicar aqui. A revista está disponível em português e inglês.  

Intitulado "A interação usuário x jornal em um site de rede social: indícios de uma mudança", meu artigo trata da relação dos usuários de um site de rede social, o Facebook, e um veículo jornalístico, a Folha de S. Paulo.  Esse artigo começou a ser a ganhar forma durante uma disciplina do doutorado que tratava das metodologias de pesquisa para a Internet. Ministrado pela minha amada orientadora, a profa. Dra. Raquel Recuero, o curso sobre metodologias me apresentou a Teoria Fundamentada (TF) e depois  foi só amor! Sabe quando você conhece um autor ou descobre alguma teoria que te faz sentir abraçado e compreendido??? pois é, esse foi o caso (eu sofro dessas esquisitices). 

"Chulo modo" =), a TF acredita que o pesquisador não deve partir de um corpo teórico dado, mas sim que ele deve ir a campo, começar a analisar seu objeto e, só então, trazer o corpo teórico exigido em função do que fora observado. O MUNDO FAZ SENTIDO OUTRA VEZ! A TF, considerada como uma metodologia em ordem inversa por muitos pesquisadores, me parece a única ordem ordenada, entende? 8S 

Bom, limitando a empolgação vou partir para a segunda boa notícia: a chamada de trabalhos para encontro da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) está aberta =))) e, não, não está despendendo muitas Dilmas. Vale dar uma passada no site pra conferir o que o pessoal bacanérrimo da SBPJor está preparando para este ano. 

 # Olha as principais informações ("printeadas"): 


Nenhum comentário: