segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ranking dos SRSs mais visitados pelos brasileiros

Olá pessoal! Apesar do blog ainda não estar pronto como deveria, resolvi escrever este post para marcar o início de 2013 e desejar um ano super produtivo para todos nós!!! Depois de me dar 7 dias de férias (palavra que estava esquecida desde 2009), retornei à produção do meu projeto de tese. Para quem não sabe a ideia geral do trabalho é, grosso modo, apresentar o ciberespaço como uma hiperesfera de atividade humana capaz de transformar e originar gêneros discursivos híbridos. A pesquisa está focada na exploração dos produtos da atividade jornalística no Twitter e na possível configuração destes como um novo gênero discursivo. 

Para tentar voltar ao ritmo, passei o dia procurando dados dos acessos aos principais sites de rede social e lendo algumas análises sobre o tema. Depois de encontrar muitaaaaaas abordagens contraditárias aos muitos dados apresentados por uma imensidão de fontes, nacionais e internacionais, selecionei alguns dados específicos do comportamento de acesso dos internautas brasileiros nos últimos 3 anos e esquematizei da seguinte forma: 


Fonte: Experian Hitwise (base de dados do mês de novembro dos respectivos anos)

Os dados apresentam uma realidade nada surpreendente aos usuários dos SRSs, ou seja, o Facebook é o queridinho entre os SRSs sendo o destino de 62,06% dos acessos voltados a esta categoria de ferramenta online (cabe lembrar que os SRSs e os Fóruns representam os serviços mais procurados pelos brasileiros que navegam na rede). Por outro lado, o Orkut segue em queda livre no número de acessos - demorou um pouco, mas o Brasil também parece estar abandonando o Orkut.

Para resumir o dia de hoje, o que eu achei mais interessante está, é claro, relacionado com o Twitter. Embora o gráfico demostre que o site teve uma queda de 0,64 p.p nos acessos de nov/2012 com relação a nov/2011, o SRS está em crescimento na maior parte dos países. É interessante que mesmo com uma queda nos índices de acessos do país, o Twitter continua tendo no Brasil seu segundo maior mercado, com mais de 40 milhões de contas criadas. Enquanto alguns artigos explicam essa possível contradição através do argumento de que grande parte dos twitteiros são inativos dentro da rede, dados que mostram São Paulo como a quarta cidade de onde mais se originam tweets ao redor do mundo deixam a questão acerca do destino do Twitter no Brasil sem nenhuma resposta conclusiva ... alguém arrisca uma aposta???

Nenhum comentário: